quinta-feira, 7 de maio de 2009

Concurso Cultural “O Homem Que Amava o Trem”


O Museu Ferroviário, pelo 4º ano consecutivo, lança um concurso cultural para estudantes. Ele é é aberto a todas as escolas, seja particular, pública da rede estadual ou municipal.

Funciona assim: alunos do 1º ao 5º ano ficam encarregados de fazer ilustrações, colagens ou pinturas em papel. Os alunos do EJA e do 6º ao 9º ano fazem redações. Mas tudo a respeito do tema, que este ano é “O Homem que Amava o Trem”.

O tema deste ano segue toda a programação cultural da casa. Em 2009, o Museu Ferroviário resolveu homenagear estes homens que levaram o progresso país afora. São histórias de vidas que se misturam com a trajetória da Princesa de Minas. A ferrovia fez de Juiz de Fora a Manchester Mineira, e fez destes ferroviários a memória viva desta história.

Caminhando nestes trilhos, abrimos uma exposição de fotografias de ex-ferroviários e profissionais da ferrovia e temos preparado outras ações culturais ao longo do ano, sob a mesma temática.

Na exposição temos fotos de maquinistas, engenheiros, foguistas, supervisores, eletricistas, controladores, graxeiros, agentes... Homens que dedicaram suas vidas ao transporte ferroviário, que significou para o país evolução tecnológica, avanço da economia, estreitamento das relações e das distâncias.

Desta forma, além de educar a criança e o jovem para a preservação patrimonial, ainda buscamos resgatar a memória oral das estradas de ferro.

A comissão avaliadora irá escolher 12 redações e 12 ilustrações. Elas vão compor uma Agenda 2010, elaborada pela Funalfa. Além disto, haverá premiação para os três melhores trabalhos, de cada categoria. O prêmio ainda será divulgado.

Confira o edital completo em: Regulamento do Concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário