sábado, 7 de março de 2009

Regulamento Concurso


Concurso O HOMEM QUE AMAVA O TREM


O concurso “O Homem que Amava o Trem” integra a programação do projeto “Trem Vivo” de educação patrimonial idealizado pela Prefeitura de Juiz de Fora e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage / Funalfa por meio do Museu Ferroviário. Busca dar ênfase à interação do público infanto-juvenil com idosos. O objetivo é a publicação de uma agenda com as ilustrações e textos resultantes do concurso. Alunos, do 1º ao 5º ano, concorrem com uma imagem. Alunos, do 6º ao 9º ano, concorrem com uma redação.

Justificativa
Celebrar o aniversário da cidade. Reconhecer a importância da trajetória biográfica de um grupo social na formação dos traços da história de Juiz de Fora. . Dar oportunidade ao estudante de resgatar o passado recente da cidade registrando depoimentos de uma categoria social, geralmente, excluída pela história oficial. Estreitar o relacionamento entre gerações e valorizar a utilização da história oral com recurso de aprendizagem. Integrar o Museu Ferroviário à Política Nacional dos Museus, orientada pelo IPHAN.

Público-alvo
A participação acontece individualmente. Estudantes da rede do ensino fundamental de Juiz de Fora, do 1º ao 5º ano concorrem na categoria ARTES PLÁTICAS (desenho, colagem, pintura ou gravura) e do 6º ao 9º ano, na categoria LITERATURA.

Desenvolvimento:
Os trabalhos deverão ser desenvolvidos na escola e conter um relato, assinado pelo professor, revelando as condições didáticas da produção. O número de alunos participantes é ilimitado. CATEGORIA ARTES PLÁSTICAS (1º ao 5º ano) O candidato deverá produzir uma imagem inspirada no acervo do Museu Ferroviário. CATEGORIA LITERATURA (6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA) O candidato deverá produzir um texto, inspirado em depoimento coletado entre idosos(as), que revele uma experiência de vida relacionada ao trem.

Avaliação:
Serão critérios de avaliação da Comissão Julgadora (indicada pela Funalfa e Secretaria de Educação):
- Aderência ao tema
- Conteúdo e forma do texto redigido

- Criatividade e capacidade de expressar idéias.
- Compatibilidade com a idade do autor


Seleção e premiação:
A Comissão Julgadora deverá selecionar doze imagens e doze redações que serão publicadas na agenda “O Homem que Amava o Trem”, editada pela Funalfa. Receberão certificados as escolas e os professores (as) dos alunos (as) premiados(as).

Prazos:
Os trabalhos deverão ser encaminhados ao Museu Ferroviário até o dia 26 de junho de 2009 (sexta-feira).

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO (indispensável)

N° do trabalho.......................... (preenchimento pela Coordenação do concurso)

Escola:

Fone:
Aluno:

Idade:

Série:

Professor responsável:

Fone:

e-mail:



Favor protocolar conforme modelo:

Concurso “O Homem que Amava o Trem”

Destinatário: MUSEU FERROVIÁRIO, Av. Brasil, 2001 – Centro / JUIZ DE FORA, MG

Escola:

Responsável:
Fone:


Resultado:
O resultado do concurso, o local, a data e o horário da cerimônia de premiação serão divulgados na imprensa local e comunicados à diretoria da escola pela organização do concurso “O Homem que Amava o Trem”.
Considerações finais: Para a construção dos trabalhos, o candidato deverá ser sensibilizado sobre a importância da preservação do patrimônio histórico ferroviário usando como ponto de partida visitas ao Museu Ferroviário.


AGENDAMENTO DE VISITAS: 3690-7055

Nenhum comentário:

Postar um comentário