sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Museu Ferroviário recebe prêmio


Museu Ferroviário recebe prêmio AMIGO DO PATRIMÔNIO


A 4ª edição do Prêmio “Amigo do Patrimônio” vai agraciar 5 instituições que se destacaram na conservação, preservação, defesa e divulgação do patrimônio histórico-cultural de Juiz de Fora.

São elas:
- Museu Ferroviário de Juiz de Fora
- Ministério Público de Minas Gerais
- Colégio do Carmo
- Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo de Juiz de Fora
- Ultrimagem.

Cerimônia de premiação:
Dia: Segunda-feira, 17, Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Hora: 15h
Local: Anfiteatro João Carriço, na sede da Funalfa, no Parque Halfeld.


Entenda o Prêmio "Amigo do Patrimônio"

Instituído pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006, o prêmio é concedido anualmente, sob coordenação da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), da Funalfa. A proposta é destacar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com o objetivo de estimular atitudes de preservação de bens culturais e de valorização do patrimônio da cidade. As propostas são livremente inscritas pela sociedade e avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por profissionais ligados ao setor de patrimônio, como historiadores, arquitetos e pesquisadores.


Os premiados:

Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2001, Centro): Premiado por desenvolver projetos que divulgam o acervo da unidade e despertam a consciência de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. É o caso da Oficina Dinâmica do Trem Bão, realizada gratuitamente em julho deste ano, para crianças com idade de seis a 10 anos. Os projetos reafirmam o papel do Museu como instituição educadora, seguindo a vertente “conhecer para preservar”.
Clique aqui para saber mais.


Colégio Nossa Senhora do Carmo (Rua Dona Maria Helena Teixeira, 112, Santa Helena): Entidade educacional que está reformando um de seus imóveis, tombado pelo município. Na obra estão sendo mantidas as características arquitetônicas originais. Tal atitude serve de estímulo a outras ações de conservação de bens preservados.

Ultrimagem (Avenida Rio Branco, 3029, Centro): Premiada pela reforma do Castelinho dos anos 20 localizado na Avenida Rio Branco. Tombado pelo município em 2001, o imóvel permaneceu abandonado durante alguns anos, sendo alvo de vandalismo. Em 2007, a Ultrimagem iniciou a reforma do Castelinho, concluída em 2008. O prédio abriga a unidade avançada de diagnóstico em imagem da empresa, que manteve as características da fachada e detalhes internos como vitrais e piso.

Ministério Público de Minas Gerais (Rua Santo Antônio, 990/408, Centro): Premiado por ter aberto Ação Civil Pública contra os proprietários do imóvel da Avenida Rio Branco, 3139, Centro, que estava em processo de tombamento. A ação, pioneira no município, é importante para desconstruir a sensação de impunidade nos casos de agressão ao patrimônio cultural e para respaldar a luta da sociedade em favor da memória do município.

Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/JF (Avenida Rio Branco, 3699/302, Centro): Recebe o prêmio por ter conseguido mobilizar a sociedade e a opinião pública em manifestação contra a demolição do imóvel em processo de tombamento, na Avenida Rio Branco; por ter pedido a abertura de Ação Civil Pública contra os proprietários do referido prédio e, ainda, por continuar no processo de esclarecimento da sociedade, por meio do Fórum de Preservação do Patrimônio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário