sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Museu Ferroviário recebe prêmio
Museu Ferroviário recebe prêmio AMIGO DO PATRIMÔNIO
A 4ª edição do Prêmio “Amigo do Patrimônio” vai agraciar 5 instituições que se destacaram na conservação, preservação, defesa e divulgação do patrimônio histórico-cultural de Juiz de Fora.
São elas:
- Museu Ferroviário de Juiz de Fora
- Ministério Público de Minas Gerais
- Colégio do Carmo
- Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo de Juiz de Fora
- Ultrimagem.
Cerimônia de premiação:
Dia: Segunda-feira, 17, Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Hora: 15h
Local: Anfiteatro João Carriço, na sede da Funalfa, no Parque Halfeld.
Entenda o Prêmio "Amigo do Patrimônio"
Instituído pela Lei 11.111, de 25 de abril de 2006, o prêmio é concedido anualmente, sob coordenação da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), da Funalfa. A proposta é destacar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com o objetivo de estimular atitudes de preservação de bens culturais e de valorização do patrimônio da cidade. As propostas são livremente inscritas pela sociedade e avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por profissionais ligados ao setor de patrimônio, como historiadores, arquitetos e pesquisadores.
Os premiados:
Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2001, Centro): Premiado por desenvolver projetos que divulgam o acervo da unidade e despertam a consciência de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. É o caso da Oficina Dinâmica do Trem Bão, realizada gratuitamente em julho deste ano, para crianças com idade de seis a 10 anos. Os projetos reafirmam o papel do Museu como instituição educadora, seguindo a vertente “conhecer para preservar”.
Clique aqui para saber mais.
Colégio Nossa Senhora do Carmo (Rua Dona Maria Helena Teixeira, 112, Santa Helena): Entidade educacional que está reformando um de seus imóveis, tombado pelo município. Na obra estão sendo mantidas as características arquitetônicas originais. Tal atitude serve de estímulo a outras ações de conservação de bens preservados.
Ultrimagem (Avenida Rio Branco, 3029, Centro): Premiada pela reforma do Castelinho dos anos 20 localizado na Avenida Rio Branco. Tombado pelo município em 2001, o imóvel permaneceu abandonado durante alguns anos, sendo alvo de vandalismo. Em 2007, a Ultrimagem iniciou a reforma do Castelinho, concluída em 2008. O prédio abriga a unidade avançada de diagnóstico em imagem da empresa, que manteve as características da fachada e detalhes internos como vitrais e piso.
Ministério Público de Minas Gerais (Rua Santo Antônio, 990/408, Centro): Premiado por ter aberto Ação Civil Pública contra os proprietários do imóvel da Avenida Rio Branco, 3139, Centro, que estava em processo de tombamento. A ação, pioneira no município, é importante para desconstruir a sensação de impunidade nos casos de agressão ao patrimônio cultural e para respaldar a luta da sociedade em favor da memória do município.
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/JF (Avenida Rio Branco, 3699/302, Centro): Recebe o prêmio por ter conseguido mobilizar a sociedade e a opinião pública em manifestação contra a demolição do imóvel em processo de tombamento, na Avenida Rio Branco; por ter pedido a abertura de Ação Civil Pública contra os proprietários do referido prédio e, ainda, por continuar no processo de esclarecimento da sociedade, por meio do Fórum de Preservação do Patrimônio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário