quinta-feira, 2 de julho de 2009

Colônia de Férias Cultural

Inscrições abertas – Museu Ferroviário oferece colônia de férias cultural


Com os objetivos de divulgar o acervo do Museu Ferroviário e despertar a consciência da preservação do patrimônio histórico e cultural de Juiz de Fora, a Funalfa promove a Oficina de Arte Dinâmica do Trem Bão. A proposta é oferecer atividades artísticas e lúdicas no período de férias escolares para crianças de 6 a 10 anos de idade, com entrada franca.

Serão oferecidas 25 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3690-7055. Os participantes vão conhecer o acervo do Museu Ferroviário, por meio de visitas guiadas, e participar de atividades como teatro de sombras, leitura de livros, produção de desenhos, cinema, pintura, reciclagem de sucatas e colagem. A programação será desenvolvida nas dependências do Museu Ferroviário (Avenida Brasil 2001 – Centro). São duas semans de programação: nos dias 7 a 10 e 13 a 16 de julho, sempre das 14h às 16h.

“A idéia é levar a criança a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural. Por isso, todas as atividades estão fundamentadas na vertente: conhecer para preservar”, explica a diretora do Museu Ferroviário, Ana Maria Ribeiro de Oliveira. As crianças devem levar merenda para a hora de lazer na plataforma do museu, quando poderão pular corda, jogar amarelinha e participar de um campeonato de jogos de pedrinha, vareta, pião, boliche e bambolê.

*Informações com a diretora do Museu Ferroviário de Juiz de Fora, Ana Maria Ribeiro de Oliveira, pelo telefone 3690-7055.

Confira a programação abaixo:


7/7 (terça-feira) - 1º encontro

Tema:
Acervo do Museu Ferroviário
Atividades:
apresentação dos alunos, credenciamento, teatro de sombra, visita guiada ao acervo, recreação e merenda.


8/7 (quarta-feira) - 2º encontro
Tema:
Coleção e Memória
Atividades: leitura do livro Aventura no fundo da gaveta, de José Carlos Barbosa de Aragão, exercício de caça-palavras e cruzadinhas, produção de desenhos, recreação e merenda.


9/7 (quinta-feira) - 3º encontro
Tema:
Trem
Atividades: exposição dos desenhos produzidos no dia anterior, filme Expresso Polar, debate sobre o filme, recreação e merenda.


10/7 (sexta-feira) - 4º encontro
Tema:
Ferrovia e Industrialização
Atividades: palestra Ferrovia e Industrialização, passeio na Praça da Estação com registros fotográficos, recreação e merenda.


13/7 (segunda-feira) - 5º encontro
Tema:
Patrimônio
Atividades:
mostra de fotos do Circuito Ferrovia e Industrialização, oficina de pintura, baseada nas fotos, recreação e merenda.


14/7 (terça-feira) - 6º encontro
Tema: No tempo da maria-fumaça Atividades: filme Galinha ao molho pardo, baseado no conto de Fernando Sabino, oficina de colagem, utilizando como suporte as imagens do filme, recreação e merenda.


15/7 (quarta-feira) - 7º encontro
Tema: Acervo Atividades: oficina de reciclagem (utilização de sucatas), baseada no acervo do Museu Ferroviário, recreação e merenda.


16/7 (quinta-feira) - 8º encontro
Tema: Encerramento Atividades: exposição dos trabalhos produzidos durante a oficina, recreação e merenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário