sexta-feira, 15 de julho de 2011

:: NOS TRILHOS DO MUNDO ::

Que tal um passeio de trem bem animado? Para os amantes do forró pé de serra será uma boa pedida. Transportando uma media de 900 pessoas por dia, o Trem do Forró é considerado o trem mais animado do mundo. Embarque nesta aventura! Saiba +


O TREM DO FORRÓ

            Conhecido como a locomotiva mais animada do mundo, o Trem do Forró é composto de uma locomotiva a diesel e até 10 vagões de passageiros com capacidade total por saída para até 1.000 pessoas dançando. Os vagões utilizados no Trem do Forró são do tipo PIDNER, com bancos nas laterais e totalmente decorado com motivos juninos.
            Em cada vagão de passageiros, temos um trio de forró pé-de-serra, serviço de bar vendendo bebidas e alguns petiscos e um segurança. O trem dispõe ainda de 01 vagão de Apoio, onde estão localizados os banheiros, serviços de limpeza, enfermeira e medicamentos para primeiros socorros, pessoal técnico e de coordenação, além de carro de apoio durante todo o percurso.
            A ideia surgiu por iniciativa de um grupo de servidores estaduais resolveu criar uma opção diferente para o período junino: um trem que os levasse até a capital do Forró, Caruaru. Nascia o Ferroviário, uma das iniciativas do programa Pró-Lazer. O trem saia do Recife a Caruaru e depois voltava à capital, transportando cerca de 60 passageiros, ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros.
            O projeto do Trem do Forró se tornou um evento turístico. O trem, que fazia quatro viagens nos sábados de junho, passou a sair também aos domingos, totalizando dez viagens no mês. O número de vagões também subiu para nove a cada viagem, transportando uma média de 900 passageiros por dia, ao todo são cinco horas de forró pé-de-serra, com trios forrozeiros em todos vagões.


REDE FERROVIÁRIA INDIANA

Os trilhos da Indía são utilizados a todo vapor. Os trens da rede ferroviária indiana fazem viagens equivalentes a três vezes e meia a distância da Terra à Lua todos os dias. 
Fonte: http://www.watchtower.org/t/20020708/article_01.htm

A rede ferroviária da Índia é um verdadeiro gigante! Os trens são o principal meio de transporte do país, que conta com mais de um bilhão de habitantes. Além do transporte diário da população em geral, a cultura tradicional da Índia requer que milhões de pessoas que moram longe dos parentes façam freqüentes viagens a fim de comparecer a eventos familiares, como nascimentos, funerais, festividades, casamentos ou por motivo de doença.


Em média, mais de 8.350 trens percorrem cerca de 80.000 quilômetros transportando mais de 12,5 milhões de passageiros diariamente, além dos mais de 1,3 milhão de toneladas em mercadorias. No total, esses trens fazem viagens equivalentes a três vezes e meia a distância da Terra à Lua todos os dias!

Se levar em conta as 6.867 estações, as 7.500 locomotivas, os mais de 280.000 vagões de passageiros e de carga, e o total de 107.969 quilômetros de trilhos incluindo os desvios ou linhas secundárias, você entenderá por que as Ferrovias da Índia empregam cerca de 1,6 milhão de pessoas — o maior quadro de funcionários de todas as empresas do mundo.


A rede de trens da grande Bombaim, uma das muitas redes ferroviárias da Índia, transporta milhões de trabalhadores que fazem o trajeto casa—trabalho e parece que os trens estão sempre superlotados.


Diz-se que o aparecimento de ferrovias na Índia marcou “o fim duma era e o começo de outra” e que “a ferrovia uniu a Índia como nenhum outro sistema de integração”. Se desejar, você pode subir num trem em Jammu, no sopé do Himalaia, e descer em Kanyakumari, o ponto mais meridional da Índia, onde o mar da Arábia, o oceano Índico e o golfo de Bengala se encontram. Você terá viajado 3.751 quilômetros, através de 12 estados e gastado cerca de 66 horas no trem. Talvez você gaste menos de 15 dólares pela passagem de todo esse percurso — mesmo em cabine com leito.

Certamente é um gigante!



 



Eurotúnel

Você já ouviu falar em trens submarinos? Se não, surpreenda-se com o Eurotúnel. Trata-se de um túnel de 50,5km que atravessa o Canal da Mancha, ligando a França à Inglaterra. Sua escavação demorou 7 anos e contou com 15.000 trabalhadores. Saiba +


Considerado pela sociedade Americana de Engenheiros Civis uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Eurotúnel é um túnel ferroviário que foi construído a uma profundidade média de 45,7 metros abaixo do Canal da Mancha, possui 50,45 Km de comprimento e seu trajeto é feito em 35 minutos, interligando a Inglaterra à França.





Para o desenvolvimento do projeto e superação da barreira geográfica, foram utilizados métodos de cálculo e pesquisa a laser e mobilizados 15.000 trabalhadores. A escavação demorou 7 anos. O túnel da mancha é constituído por três túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor de acesso, que é ligado aos maiores por passagens transversais, permitindo assim, que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis, além de ser um a saída de emergência.



Sua inauguração oficial aconteceu em 6 de maio de 1994 e contou com as presenças da Rainha Elizabeth II e do Presidente Francês François Mitterrand. Três serviços são oferecidos, o Le Shuttle, um trem que carrega veículos, o Eurostar, para passageiros e trens de carga. O investimento veio de ambos os países, com um custo de aproximadamente 16 bilhões de dólares. A construção do Eurotúnel foi importante porque estimulou a circulação de pessoas e serviços na região. Mais de 7 milhões de passageiros utilizam o Eurotúnel por ano, impulsionando a economia das duas nações.


Vista interna do Eurotúnel.


China inaugura maior linha de trem bala do mundo


Espremido entre oferecer preços competitivos e amortizar sua imensa dívida, o projeto de trem-bala chinês inaugura nesta semana a linha mais longa do mundo, entre a capital, Pequim, e o centro financeiro da segunda maior economia do mundo. Um projeto orçado em quase 34 bilhões de dólares.

A linha operará com trens CRH 380, de fabricação chinesa --é a mesma empresa que produz para o metrô do Rio. O trem em circulação possui 16 vagões e pode transportar 1.050 passageiros. As poltronas estão divididas em três classes: segunda, primeira e executiva. Na mais econômica, as poltronas são mais reclináveis e há mais espaço para as pernas do que num avião. 

A maior atração está na executiva. Por R$ 431, o passageiro pode viajar no primeiro vagão, com visão privilegiada para a cabine de comando --fica separado por uma porta de vidro--, poltrona de couro que reclina até a horizontal, tela individual para filmes e janelas amplas.

A velocidade máxima prevista era de 350 km/h, mas o governo reduziu, ao menos no primeiro ano, para 300 km/h, em meio a preocupação com segurança e custo (menos gasto de energia e menor manutenção). Ainda que a viagem seja mais demorada, o governo espera abocanhar parte dos passageiros nos voos Xangai-Pequim, apostando na maior previsibilidade, no conforto, na segurança (nunca houve acidente fatal com trem-bala na China) e na comodidade para usar celular e web --nesses casos, a velocidade dificulta a conexão.

Os 1.318 km do trajeto Pequim-Xangai será percorrido pelo trem-bala em quatro horas e 48 minutos. Distância equivalente é percorrida em rodovias brasileiras com duração aproximada de 21 horas em ônibus.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br (publicado em 28/06/2011)


  

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