sexta-feira, 15 de julho de 2011

Expresso Relato

EXPRESSO RELATO

Agosto

Nesta edição, a Sra. Vanda Rodrigues nos conta com saudosismo as lembranças da viagem que realizou quando criança no famoso Xangai, de Juiz de Fora a Matias Barbosa. Saiba +

Vanda Rodrigues

Por Vanda Rodrigues (foto)

 “Quando eu tinha dez anos meus pais levaram meus irmãos e eu para andar de trem que tinha o nome de Xangai. Saímos da estação para ir até Matias. Foi um presente! Saímos dando adeus para todo mundo que passava pela linha e os que moravam na beira da linha como moram até hoje o pessoal do Poço Rico, Casa Branca da Serra e Avenida Rivelá.
Assim ia a criançada. Alegre, mamãe e papai levavam merenda, pois fazíamos um piquenique. Quando passava pelo túnel, que era um pouco abaixo do Abrigo Santa Helena (ou em frente, não me lembro muito bem), a gente gritava porque ficava tudo escuro e nós tínhamos medo, então quando a claridade aparecia, era aquela alegria.
E assim íamos linha afora passando pela Fazendinha, Usina Quatro, Retiro, Simão Pereira. Chegamos a Matias, passeamos pela cidade e à tarde voltamos felizes!”


 O Xangai partindo da estação de Juiz de Fora - anos 1990. (Fotos Hugo Caramuru, cedidas por Manoel Monachesi e Jorge A.). Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_mg/xangai.htm

Carros do Xangai com pintura de 1994, estacionados em Benfica (Foto: Sergio Magalhães). 
Julho

Sérgio Calderaro, agente de estação, e Sônia Calderaro, auxiliar de escritório, fizeram uma bela viagem pela Estrada de Ferro Vitória-Minas para comemorar os 25 anos de casados. Aqui eles compartilham as emoções desta experiência inesquecível!



Por Sérgio e Sônia


Para nós não teria forma melhor de comemorar 25 anos de casados do que fazendo uma viagem de trem. A nossa paixão pelos trilhos vem desde os tempos de namoro e principalmente quando éramos recém-casados, porque, neste período, fazíamos muitas viagens pelas ferrovias de Minas.

Em dezembro de 2010 partimos de carro de Juiz de Fora para Cariacica, Região Metropolitana de Vitória (ES), de onde sai um dos trens de passeio da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Percorremos parte desta estrada, que vai até Belo Horizonte. A capital do Espírito Santo era nosso destino principal e, queremos enfatizar, a presença do trem foi o motivo pelo qual escolhemos essa cidade. Viajamos durante mais ou menos seis horas até desembarcar em Governador Valadares, onde esperamos o trem que vinha da capital mineira para, então, podermos curtir o restante da viagem em Vitória.

O que mais nos chamou a atenção foi o Rio Doce, pela sua largura e volume de águas. A viagem foi confortável, tranqüila e gostamos muito do serviço de bordo. Passeamos por outros vagões e sentimos o vento no rosto, o que o vagão executivo não permitiu, por ter ar condicionado. Almoçamos no vagão restaurante e achamos interessante que os pratos e copos não mexiam, apesar do balanço do trem. Passamos por várias localidades e vimos lindas paisagens. Mesmo tendo feito apenas metade do trajeto entre as duas capitais, foi possível relembrar os velhos tempos em que viajar de trem fazia parte da vida da gente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário