quinta-feira, 25 de março de 2010

Outro exemplo de selo

O artista plástico Ricardo Cristófaro também fez outro selo, este, em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Theófilo Ottoni. Veja o que ele diz sobre o trabalho:


Bicentenário de Nascimento de Teófilo Benedito Ottoni


"A composição de imagens do selo enfatiza o rosto de Teófilo Benedito Ottoni voltado para o mapa do nordeste do Estado de Minas Gerais, especificamente para a região do Vale do Rio Mucuri, espaço geográfico em que Teófilo Ottoni teve grande participação no seu desbravamento e desenvolvimento.

Ao centro do selo está presente o Brasão do Estado de Minas Gerais, fazendo alusão ao estado natal da personalidade e, principalmente, sua importante atuação como deputado provincial por Minas Gerais, Deputado Geral e Senador do Império do Brasil de 1864 a 1869. A inscrição em latim ― LIBERTAS QUE SERA TAMEN ― no Brasão de Minas Gerais pode ainda ser associada (indiretamente) as participações de Teófilo Ottoni nos movimentos liberais do século XIX, especialmente a Revolta Liberal de 1842.

A esquerda e abaixo, aparecem imagens que homenageiam a atuação social e empresarial de Teófilo Otonni no Vale do Rio Mucuri. Nesta região originalmente coberta por uma densa vegetação de Mata Atlântica, até então inacessível aos civilizados, ele realizou um empreendimento de colonização a partir 1847.

O Vale do Mucuri era habitado por tribos indígenas nômades, principalmente pelos Botocudos, índios que têm como hábito inserir grandes tatos redondos de madeira entre o queixo e os lábios e nas orelhas.

Durante o desbravamento dos territórios indígenas, Teófilo Otoni estabeleceu uma estratégia de aproximação amigável, ou seja, ao invés de recorrer à violência, traço marcante da relação da sociedade imperial com os índios, tentava aliar-se aos chefes indígenas, conquistando a confiança deles. Era esta relação de confiança mútua que lhe valia a permissão para construir estradas e fazendas ao longo do Vale do Rio Mucuri. Para ilustrar esta relação, o selo apresenta imagens de índios Botocudos em atitude pacifica, com suas armas (lanças) em posição de descanso.

No Vale do Mucuri, Teófilo Ottoni fundou a cidade de Filadélfia (atual cidade de Teófilo Ottoni ), nome inspirado nos ideais americanos de república e liberdade e, a seguir, junto com seu Irmão Christiano Benedito Ottoni, fundou a Companhia de Comércio Navegação e Colonização do Mucuri, planejando um sistema de exploração agrícola na região e recorrendo à abertura de acessos ao interior de Minas Gerais e à imigração de colonos europeus.

A fim de possibilitar a ligação rápida e prática de Filadélfia com o Rio de Janeiro, a companhia projetou um sistema de transporte que envolveu a construção em 1853, da primeira estrada carroçável do Brasil, entre a cidade de Filadéfia e a localidade de Santa Clara que ficava na margem do Rio Mucuri e próximo a atual cidade de Nanuque. A partir de Santa Clara o transporte era feito por barcos a vapor subindo e descendo o Rio Mucuri até atingir o oceano Atlântico, onde atualmente se encontra a cidade de Mucuri na Bahia.

O selo demarca no mapa do Vale do Mucuri o trajeto da estrada entre Filadélfia e Santa Clara junto a uma imagem de uma carroça do séc. XIX, e o trajeto fluvial entre Santa Clara e Muruci junto a uma imagem de um barco a vapor.

Por essa ligação a companhia desenvolveu a região e realizou a colonização do Vale do Mucuri trazendo 5 mil famílias de imigrantes alemães, italianos, iuguslavos e franceses, que povoaram esta vasta área do interior, construindo um dos mais importantes municípios de Minas Gerais.

A imagens que ilustram o folder mostram índios Botocudos, fazendas do séc.XIX no interior de Minas Gerais e o Brasão da Cidade de Teófilo Ottoni".


Ricardo Cristofaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário