quinta-feira, 25 de março de 2010

O selo do Centenário de Tancredo

O artista plástico Ricardo Cristófaro também já trabalhou como ilustrador de selos . Leia o que ele escreveu sobre o selo que fez em comemoração ao Centenário de Tancredo Neves.

Centenário de Nascimento de Tancredo Neves


"A composição de imagens do selo enfatiza principalmente o rosto de Tancredo Neves voltado para uma paisagem do centro histórico da cidade de São João del’ Rei, local de nascimento do homenageado.

A paisagem ao centro mostra a “Ponte da Cadeia” sobre o “Córrego do Lenheiro”. Também aparece a Antiga “Casa de Câmara e Cadeia”, hoje “Prefeitura Municipal”. Esta imagem busca representar o ínicio da atuação política de Tancredo Neves na década de 1930 quando foi eleito vereador em São João del’ Rei chegando à presidência da Câmara Municipal, tendo assumido a prefeitura interinamente.

A Bandeira de Minas Gerais na parte esquerda do selo faz alusão ao estado natal da personalidade e seu prosseguimento na carreira política como Deputado Estadual, Federal e Governador de Minas Gerais.

A parte superior do selo traz a imagem do mapa do Brasil e do Brasão das Armas da República, fazendo uma homenagem à atuação política de Tancredo Neves como Primeiro-ministro entre 1962-63, Senador entre 1978/1982, articulador político do Movimento pró diretas-já a partir de 1984 e sua eleição para Presidente da República pelo Colégio Eleitoral, em 1985.

A imagem que ilustra o folder mostra a fachada do Solar dos Neves em São João Del’Rey, imóvel onde o homenageado residiu e que pertence à Família de Tancredo Neves".

Ricardo Cristofaro
Fevereiro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário