quinta-feira, 21 de junho de 2012

Encontro especial com o cineasta de animação Léo Ribeiro


Por Raphaela Corrêa


Amanhã, o Expresso Cineclubinho irá receber um convidado especial, o cineasta de animação, Léo Ribeiro.

Mestre em Design pela PUC-Rio e curtametragista com vários filmes premiados, como “Lobo Guará e a Dama de Chapéu Vermelho” e “Como Defender Um Cafofo ou As Aventuras do Lobo Guará no Reino da Especulação Imobiliária”, Léo Ribeiro foi pioneiro na produção de curtas-metragens de animação na Zona da Mata Mineira, produzindo as primeiras animações em vídeo e em 35mm da região.
Atualmente trabalha como animador independente na cidade do Rio de Janeiro e também como professor e instrutor de animação.
Neste encontro com os sócios do Expresso Cineclubinho, Léo Ribeiro irá falar um pouco sobre a história e a produção experimental de animação, fazer demonstrações da técnica de stopmotion e exibir alguns curtas.
O Expresso Cineclubinho é um projeto do Museu Ferroviário – Estação Arte que começou em março (02) deste ano e que tem como público-alvo crianças de 7 a 12 anos. Todas as sextas-feiras os associados se reunem para ver, aprender e a fazer filmes. Revezando entre encontros de exibição e produção, os pequenos aprendem a explorar as possibilidades do cinema para registrar e divulgar culturas, momentos históricos, memórias, expressar ideias e ideais, conscientizar e até mesmo manifestar em prol de uma causa de interesse coletivo, como a preservação de nosso patrimônio cultural que tem sido o foco das produções do grupo.
Atualmente os participantes do projeto estão produzindo um documentário de curta duração sobre a Praça da Estação, chamando a atenção para este importante complexo histórico cultural e para a memória ferroviária de Juiz de Fora, além de registrar neste vídeo, seus olhares e suas impressões sobre o tema.
Antes, a turminha aprendeu sobre a história do cinema, como se faz um filme e os diversos tipos e estilos existentes, as funções de uma equipe de produção e elementos como roteiro, trilha sonora e figurino, bem como técnicas de filmagem em diferentes ângulos e enquadramentos. A estreia na produção foi na gravação de uma história de ficção criada por eles mesmos em torno de uma viagem de trem, fazendo alusão a um dos primeiros filmes exibidos publicamente na história do cinema, “A chegada de um Trem à Estação” (L’Arrivée d’un train à La Ciotat / L’Arrivée d’un train en gare de la Ciotat, 1895), de Auguste e Louis Lumière.
Os dois trabalhos estão em fase de edição e conclusão e, logo, serão exibidos ao público, com data prevista para agosto.
Ansiosos para desbravar o universo da animação, os sócios aguardam este encontro com Léo Ribeiro e convidam os demais interessados (público em geral) a embarcar no Expresso Cineclubinho, amanhã, 22 de junho, às 18h. A entrada é franca e a classificação é livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário