quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fotos da Colônia de Férias Trem da Alegria



A Colônia de Férias em julho foi um sucesso. A criançada se divertiu e se despediu pedindo bis! Confira aqui como foi essa maratona cultural com os pequenos.



Com o objetivo de estimular o contato das crianças com a arte, a leitura, o cinema, o lúdico e a natureza, o Museu Ferroviário – Estação Arte, através da Funalfa, promoveu a primeira Colônia de Férias - Trem da Alegria.
Entre os dias 18 e 29 de julho, 80 crianças com faixa etária de 5 a 10 anos participaram de várias atividades. No primeiro dia, elas tiveram a oportunidade de fazer uma “visita teatral” com o “Sr. Amu”, chefe da Estação Leopoldina, que apresentou aos pequenos o seu “tesouro”, o acervo do Museu Ferroviário. Alegando não encontrar algumas peças pelas quais tinha especial apreço, o Sr. Amu propôs aos participantes uma “caça ao tesouro” pelas salas do museu, jogo que gerou até torcida animada! Ainda no primeiro dia, a criançada se divertiu com as mágicas e atrapalhadas do Palhaço Rosquinha. 
Ao longo da semana os pequenos participaram de atividades como percussão corporal e batucada, com os instrutores Maíra Delgado e Marcos Languanje; malabares, corda bamba e pintura de rostos com os instrutores Chadas Ustuntas, Márcio Guelber e Bárbara Dias; oficina de massinha-biscuit com a instrutora Ana Cecília Tavares e contação de histórias com a instrutora Cíntia Brugiolo que envolveu a todos com o personagem Tatecalanquecatacanquixilacalanque.
O sucesso da Colônia de Férias foi confirmado com a avaliação realizada no último dia tanto com os pais/responsáveis quanto com as próprias crianças, que elogiaram a programação, pediram “bis” para os próximos anos e sugeriram somente aumentar o tempo de duração (cada turma de 20 crianças participou das atividades durante uma semana, sendo 3h/dia) o que demonstra que elas não só gostaram como queriam mais!
De acordo com as várias opiniões dos pais/responsáveis, percebemos a grande satisfação pela realização de atividades diversificadas, lúdicas e educativas. Disseram que as crianças relataram fatos gratificantes para a sua formação cultural e artística, sem contar a ansiedade para virem para a colônia.
Sem dúvida, elas viveram ótimos momentos nestes dias, além de terem interagido com crianças de diferentes idades, vivenciaram novas experiências e conheceram um importante espaço cultural da nossa cidade.  
Confira abaixo os comentários registrados na avaliação do projeto com os responsáveis:


Sueli Navarro (Mel):
“Minha filha adorou participar do evento. Parabenizo a toda equipe pela iniciativa. Vamos torcer para que mais programações como esta aconteçam ao longo do ano!”

Ana Letícia (Heloísa):
“Heloísa queria que fosse duas semanas”

Giovane Leonel (Alexandre e João Vitor):
“Só elogios! Parabéns! Lidar com meus pequenos não é fácil!”

Gisela Gerheim (Rafael):
“Adoramos toda a programação, mas gostaríamos que fosse por mais uma semana!”

Ivana Oliveira (Mateus e Julia)
“Todos amamos! Muito obrigada!”

Raquel Gerheim (Lucas)
“Foi muito bom. Pena que é só uma semana. Parabéns a equipe, vocês somam em nossa precária sociedade”

Terezinha Loureiro (Luis Guilherme)
“Valeu a pena, muito bom!”

Lúcia Lucindo (Ana Luíza e Maria Célia)
“Oportunidade ótima para melhores conhecimentos. Obrigada pelo carinho e atenção!”

Lídia Silva (Rayssa)
“Foi muito agradável, ótimo, só que deveria ter sempre e não só nas férias, pelo menos um dia por semana para as crianças terem o que fazer e se divertir”

Lidiane Silva (Mateus)
“Poderia ser mais dias, pois o Mateus gostou muito. Obrigada!”

Taísa Vilaça (Arthur)
“Gostou muito, queria mais show do palhaço rosquinha e mais corda bamba”

Raquel Recker (Davi)
“Poderia ser 15 dias e ter mais oficinas”

Rodrigo Pedretti
“Excelente”

Maria das Graças Campos (Maria Luíza)
“Poderia ter mais vezes durante o ano”

Gilson Leite (Giuliano Leite)
“Gostaria de ser convidado mais vezes. Obrigado”

 Marcos Adriano (Mateus Elias)
“Vocês estão de parabéns pela organização”

Maria das Graças Braga (Matheus Braga)
“Meu filho adorou todos os monitores, vocês estão de parabéns. Continuem assim, até a próxima!”

Carmem Ribeiro (Leonardo)
“Desde que li sobre a Colônia de Férias gostei muito da proposta e pelo o que meu filho relatou, foi ainda melhor do que imaginei. Parabéns a todos!”

Rosângela Rocha (Letícia)
“Espero que se repita no próximo ano. Obrigada”

Giovanna Adário (Maria Clara, Maria Vitória e Ana Carolina)
“As crianças relataram fatos gratificantes para a formação cultural e artística delas. Vocês estão de parabéns, equipe do Trem da Alegria!”

Elisângela Aparecida Fernandes (João Vitor e João Paulo)
“Eu adorei a Colônia de Férias e meus filhos também, mas se o tempo fosse integral as crianças aproveitariam muito mais”

Cláudia Dalpra (João Vitor)
“Meu sobrinho mora em Belo Horizonte, passou as férias aqui em JF e ficou encantado com o Trem da Alegria, todo dia dizendo: ‘me leva tia!’. Passa a tarde toda feliz e contando as atividades que fez pela manhã. Liga pra mãe e diz: ‘a colônia é maneira, estou adorando!’ Parabéns pela iniciativa e muito sucesso”

Maristela Vieira (Rhayan)
“Acho que deveria ser mais longo o tempo, pelo menos umas cinco horas na colônia porque é muito bom, ele gostou muito e nós também”

Mônica Cardoso (Caio)
“Achei muito interessante e parabéns pela iniciativa. Espero que tenha mais vezes e que possam manter contato”

Aparecida Silva
“Adorei, pois é uma chance de se fazer amizades, conhecer outros espaços. Seria interessante fazer uma excursão para conhecer algumas estações”

Marcelo Leite (Matheus)
“Para próximas férias quem sabe um passeio externo de trem! Seria ótimo”

Soraya Toledo (Daniel e Eduarda)
“A iniciativa, o projeto é excelente! Vocês estão de parabéns. A torcida é para que tenha continuidade. Um abraço a todos”

Maristela do Nascimento (Diogo)
“Uma boa experiência, principalmente no caso da questão gratuita que dá oportunidade para a criança viver momentos diferentes, vocês estão de parabéns”

Andréia de Souza (Evandro)
“Gostei muito dos monitores, muito pacientes, animados, com controle sobre as crianças, as atividades diversificadas e lúdicas, educativas. Parabéns pela iniciativa!”

Vanessa Medeiros (Pedro e Julia)
“As crianças se sentiram felizes e super empolgados com as atividades oferecidas. Nos pediram para participarem de algo parecido em São José dos Campos, vamos procurar! Parabéns”



Mais fotos no facebook do Museu Ferroviário - Estação Arte. Tá aí o link :













Nenhum comentário:

Postar um comentário